Reciclagem de Argila

Reciclagem de argila. Como fazer?

Nada mais importante do que saber usar de forma consciente os recursos da natureza. Poupa o mundo é também nosso bolso. Por isso hoje vou falar um pouco sobre reciclagem de argila.

No trabalho manual e no torno elétrico sempre existe uma grande sobra de argila. E essa foi uma das minhas grandes dificuldades, o que fazer com tanta argila que sobrava? O queridíssimo João Ferreira, professor de torno elétrico do IACE me ensinou a reciclar as sobras, pois só se perde a peça depois que ela já foi queimada, antes disso ela volta a ser barro. Às vezes nós principiantes fazemos uma peça que não ficou assim tão boa, ou quebrou, enfim, antes da queima ela pode ser reciclada para fazer novos trabalhos. A seguir fiz um passo a passo para ajudar você também.

Passo 1: Separando as sobras

Eu já tinha todas as sobras guardadinhas num pote, coloquei água dentro, o suficiente pra cobrir e deixa ela lá, ela sozinha vai dissolvendo e a medida que a água vai evaporando ela vai ficando mais pastosa. Não precisa colocar muita água, caso a argila já esteja pastosa.

Passo 2: Secagem


Mude de recipiente, eu aqui utilizo um prato de plástico, muitos ceramistas utilizam placas de gesso para auxiliar nesse processo pois ajudaria a reter a água. Se optar pelo gesso, procure comprar uma placa grossa para evitar que ela encharque.

No meu caso, meu prato cheio de argila bem espalhada pra ela secar, e cheque de vez em quando a textura da massa, quando ela estiver mais sequinha já está pronta para o próximo passo.

Passo 3: Bolinha de argila ainda molhada.


Quando ela ficar menos úmida e grudenta, num ponto que já possa pegar na mão e fazer uma bolinha, faça uma bolinha bem compactada e apoie em cima de um jornal ou tecido.

Esse jornal ajuda a absorver a água. Ela estará pronta quando você conseguir manusea-la sem sujar as mãos, como a argila que compramos nas lojas.

PRONTO!


Antes de guarda-lá ou usar, lembre-se de amassar muito bem a argila para tirar todo o ar de dentro e evitar bolhas.

Depois de pronta: É recomendado que após a reciclagem a argila seja guardada em um saco plástico por um mês para que ela descanse e recupere sua plasticidade.

Não esqueça de colocar dentro de um saco fechado para ela não continuar perdendo água. Pq se secar temos que voltar lá no passo 1 😬.
Bom, espero ter ajudado em algo! Caso tenha gostado e tenha mais perguntas, críticas ou sugestões podem escrever nos comentários!! Bjs até a próxima

 

Veja mais posts como esse no nosso blog:

https://amiatelie.com.br/blog/

One Reply to “Reciclagem de Argila”

Deixe uma resposta